APA e ChatGPT como uma ferramenta de aprendizado

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American Psychological Association e April 7, 2023 How to use ChatGPT as a learning tool
FONTE https://www.apa.org/monitor/2023/06/chatgpt-learning-tool e traduzido no Google Tradutor

Como usar o ChatGPT como uma ferramenta de aprendizado
Em vez de enfraquecer o esforço do aluno, a inteligência artificial pode ajudar a prepará-lo para o mundo real, incentivando o pensamento crítico – com algumas ressalvas. Aqui estão os conselhos de instrutores de psicologia sobre como usar o ChatGPT e outras tecnologias de IA com sabedoria

Por Ashley Abramson
Última atualização: 7 de abril de 2023 Data de criação: 27 de março de 2023
9 minutos de leitura
Vol. 54 nº 3

À medida que a tecnologia avança, os psicólogos podem encontrar novas oportunidades para inovar no campo e na educação. Mas a introdução de novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA) – a simulação da inteligência humana por computadores – pode parecer assustadora. Para instrutores de psicologia em particular, o advento de um software de IA em rápida evolução chamado ChatGPT (e a versão atualizada, GPT-4) introduziu novos desafios – mas especialistas dizem que também tem potencial para ajudar os alunos a aprender novas maneiras e prepará-los para carreiras após a faculdade.

O ChatGPT, um software chatbot lançado pela empresa de IA OpenAI em novembro de 2022, sintetiza dados online e os comunica de maneira conversacional. Ao contrário de um mecanismo de busca, o ChatGPT pode escrever versos no estilo de Shakespeare, distribuir conselhos sobre namoro e, especialmente no que diz respeito aos educadores, responder a perguntas de testes e escrever redações. As primeiras revisões do GPT-4, a próxima iteração do modelo de linguagem do OpenAI, indicam aumentos nos recursos do software.

Um artigo do New York Times do início deste ano destaca casos de trapaça com o ChatGPT em cursos universitários e instrutores que redesenham currículos para evitar desonestidade acadêmica. Algumas escolas estão bloqueando totalmente a tecnologia: no início deste ano, o Departamento de Educação da cidade de Nova York proibiu o uso do ChatGPT com base em preocupações de que isso poderia prejudicar o aprendizado dos alunos (Huang, K., New York Times, 16 de janeiro de 2023).

Alguns educadores, no entanto, veem o ChatGPT como uma oportunidade e não como uma ameaça. Em um artigo de opinião do LA Times publicado no início de 2023, a psicóloga Angela Duckworth, PhD, argumenta contra a proibição do bot, explicando que ele e tecnologias semelhantes vieram para ficar – e que os instrutores devem aprender como incorporá-lo aos currículos (Los Angeles Times , 19 de janeiro de 2023).

Muitos instrutores de psicologia já estão experimentando o software, reconhecendo que o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para preparar os alunos para o mundo real, onde o pensamento crítico é mais importante do que a memorização mecânica.

“Temos a opção de avançar ou fugir, como se tivéssemos a opção de usar calculadoras nas aulas de estatística”, disse Kathy Hirsh-Pasek, PhD, professora de psicologia na Temple University, na Filadélfia. “Agora sabemos que as pessoas podem aprender usando calculadoras, então a questão é: como aumentamos o pensamento crítico e, ao mesmo tempo, adotamos o que o ChatGPT pode fazer?”

A integração de qualquer nova ferramenta na sala de aula deve ser feita criteriosamente, e o ChatGPT não é exceção. Os educadores devem considerar ética, trapaça e equidade, assim como fariam ao integrar outras tecnologias em seus cursos. Mas com a abordagem certa, o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil – e como alguns psicólogos argumentam, revolucionária – para preparar os alunos para suas futuras carreiras. Aqui estão alguns insights de instrutores de psicologia sobre como usar o ChatGPT para ajudar os alunos a aprender.

[From APA Style: How to cite ChatGPT]

Considere os objetivos do curso
Cada curso de psicologia tem diferentes objetivos de aprendizagem. Ao determinar se – e como – incorporar o ChatGPT em seu curso, pense em seus objetivos específicos como instrutor. “Haverá aulas para as quais o uso do GPT seria inapropriado, mas em outros ambientes, pode ser uma ferramenta de aprendizado útil”, disse Daniel Oppenheimer, PhD, professor de psicologia na Carnegie Mellon University em Pittsburgh.

Pergunte a si mesmo: o que você está tentando ensinar a seus alunos e quais habilidades você espera medir? Pode ajudar pensar no ChatGPT como uma calculadora. Se você estava ensinando adição simples, uma calculadora pode atrapalhar o aprendizado. Mas em um curso de cálculo, a mesma ferramenta pode liberar recursos cognitivos para ajudar os alunos a realizar as habilidades mais avançadas que precisam aprender.

“Podemos fazer matemática melhor e mais rápido agora que temos calculadoras”, disse Jaclyn Siegel, PhD, pesquisadora de pós-doutorado e professora adjunta de psicologia na San Diego State University. “É mais difícil imaginar um cenário semelhante acontecendo na psicologia, mas talvez possamos pensar de forma mais criativa porque temos fatos básicos ao nosso alcance.”

Da mesma forma, se você estiver dando uma aula introdutória, o ChatGPT pode representar uma ameaça para os alunos aprenderem informações básicas. As ferramentas de ortografia e gramática, por exemplo, podem atrapalhar a avaliação da capacidade dos alunos de escrever. Mas se seu objetivo é incentivar boas ideias, “as outras ferramentas facilitam a leitura dos ensaios e ajudam os instrutores a entender se os alunos entendem o material”, disse Oppenheimer.

Nas aulas que você determinar que não se beneficiariam com o uso do ChatGPT, o uso de supervisores online ou programas que restrinjam o acesso ao ChatGPT às vezes pode ser apropriado.

Incentive o pensamento crítico
O ChatGPT oferece acesso rápido e fácil a informações, que você pode considerar inadequadas em determinados cenários de aprendizado. Mas encontrar maneiras de incorporar ferramentas de IA em seu curso pode realmente ajudar a preparar os alunos para o mundo real, onde eles precisarão aplicar conceitos em vez de simplesmente relembrar fatos. “Queremos treinar os alunos a pensar como um psicólogo, em vez de saber o que um psicólogo sabe”, disse Oppenheimer.

O bot pode ser melhor usado para ajudar os alunos a pensar criticamente sobre tópicos com os quais já estão familiarizados, disse Gary Lupyan, PhD, professor de psicologia na Universidade de Wisconsin-Madison. “Como conversar com um colega, pode ser um parceiro interativo útil em áreas sobre as quais você já conhece muito, para que você possa avaliar criticamente a sugestão sem copiá-la cegamente”, disse ele.

Por exemplo, Oppenheimer ministra um curso sobre inteligência e estupidez humana, no qual incentiva os alunos a comparar o texto gerado pelo GPT com o texto gerado por humanos. Na verdade, Hirsh-Pasek exige que seus estudantes de psicologia usem o ChatGPT, pedindo-lhes que usem o ChatGPT para um primeiro rascunho e editem um segundo rascunho com críticas, correções e acréscimos. “Um ensaio realmente bom não é apenas uma síntese de informações, mas também a capacidade de sustentar uma tese”, disse ela. “O ChatGPT ensina os alunos a fazer perguntas melhores e depois defender essas perguntas, o que pode ajudá-los a se tornarem verdadeiros cientistas.”

O ChatGPT também pode ser usado para incitar discussões em sala de aula ou laboratório, disse James W. Pennebaker, PhD, professor de psicologia na Universidade do Texas em Austin. Por exemplo, você pode perguntar ao bot por que uma teoria é melhor que outra. Em seguida, pergunte novamente por que a segunda teoria é melhor. “Os alunos podem aprender a apreciar outros argumentos e ver os dois lados objetivamente antes de estabelecer uma opinião”, disse ele.

O uso do ChatGPT em seu curso não apenas incentiva o pensamento crítico sobre os conceitos da aula, mas também incentiva seus alunos a serem tecnologicamente alfabetizados em um mundo cada vez mais centrado na tecnologia. “Devemos pensar no mundo em que estamos preparando nossos alunos para entrar e em quais hábitos de pensamento queremos incutir neles para que possam representar com sucesso a disciplina da psicologia”, disse Oppenheimer. “Isso significa descobrir como incorporar novas tecnologias que eles usarão no mundo real em exercícios de sala de aula.”

Esteja ciente dos contras
Toda tecnologia desperta preocupação com a desonestidade acadêmica. Se seus alunos tiverem acesso a computadores durante um exame, teoricamente eles terão acesso ao ChatGPT. Esteja ciente de que o ChatGPT pode responder facilmente às perguntas do teste devido à forma como sintetiza as informações. Evitar exames de múltipla escolha pode ajudar a resolver essa preocupação, mas avaliações abertas podem ser mais difíceis de avaliar, especialmente com turmas grandes.

Lupyan adverte contra revisar suas perguntas de teste para enganar o sistema. Se você tentar criar exames com perguntas que o ChatGPT não pode responder, poderá perder perguntas que seus alunos precisam aprender. “Perguntas que exigem síntese e contraste são do tipo que você deseja fazer aos alunos e o tipo em que esses modelos são excelentes”, disse ele.

Seja paciente enquanto a tecnologia continua a evoluir. Desde o início de 2023, o ChatGPT estava inacessível de forma intermitente devido ao grande número de usuários. Considere se inscrever para notificações automáticas para saber quando estiver disponível.

Navegar em novas tecnologias como o ChatGPT pode ser demorado e até cansativo, mas tomar medidas para entendê-las pode capacitar você e sua turma. “Eu também fico com medo de coisas novas, mas elas nos oferecem uma chance de crescer”, disse Hirsh-Pasek. “Eu desafio todos nós a sermos os aprendizes que queremos que nossos alunos sejam.”

Further reading

ChatGPT has arrived—and nothing has changed
Oppenheimer, D., Times Higher Education, 2023

ChatGPT: Educational friend or foe?
Hirsh-Pasek, K., & Blinkoff, E., Brookings Institute, 2023

 

Image of a computer screen describing artificial intelligence

ChatGPT, artificial intelligence, and the end of the world as we know it

The author shares some thoughts about artificial intelligence and academic integrity.